Hidrogênio

Hidrogênio

O elemento químico Hidrogênio é muito abundante na terra, sendo uma molécula muito simples e com o menor peso atômico. É também o elemento que compõe a molécula de água, H2O, que é essencial para a vida. Entretanto, o fator que aumenta o interesse no elemento é o seu poder calorífico, que é quase 3 vezes maior que o da gasolina, sendo um excelente combustível e o mais importante , quando queimado não polui o ambiente. Na terra primitiva os cientistas estipulam que existiam alguns gases que contribuíram para o surgimento da vida, esses gases são: 


  • Hidrogênio - H2(g)
  • Metano - CH4(g)
  • Amoníaco - NH3(g)
  • Vapor de água - H2O(v)
Atmosfera Primitiva

Muitos estudos estão sendo feitos com o hidrogênio, a dificuldade é isolar o H2 sem muito gasto de energia , para ter um saldo positivo na produção energética. Primeiro vamos falar um pouco sobre a descoberta desse elemento que vai revolucionar o modo como vivemos. 

O cientista/alquimista Theophrastus Bombastus Von Hohenheim, mais conhecido como ''Paracelsus'' manipulava metais e outras substâncias quando por acaso produziu um gás explosivo , o qual ele chamava de ''ár explosivo'', entretanto ele ignorava  que aquilo fosse um elemento químico. Foi em 1766 que o químico Henry Cavendish considerou esse gás como um elemento qúimico e tempos depois Antoine Lavoisier deu o nome ao "ár explosivo" de Hidrogênio que posteriormente ajudou na descoberta da fórmula da água. 
Antoine Lavoisier
Temos o Hidrogênio como o combustível do futuro pelo fato de ser mais calorífico que os combustíveis fósseis e não produzir produtos danosos ao ambiente, com sua queima. Entretanto, a dificuldade é produzir/conseguir hidrogênio com o mínimo de gasto energético, para compensar. As formas para conseguir hidrogênio são:
  • Hidrolise (Extração da água)
  • Extração do gás natural
  • Extração do Etanol
  • Extração do metanol
  • Biomassa
  • Algas e bactérias
  • Gasolina e diesel

Você deve estar se perguntando, "Ué, mas quase tudo dá pra extrair/isolar o hidrogênio", sim, pois o H2 é uma molécula muito simples e abundante, em quase tudo há hidrogênio. Entretanto, para ocorrer hidrolise, quebra da molécula de água, é necessário fornecer energia para que a reação ocorra , o que torna inviável, assim como nas outras substâncias, o saldo é negativo. Hoje para fins comerciais o hidrogênio é extraído do gás natural, o que anula seu caráter não poluente, pois a forma que o gás natural é extraído danifica o ambiente e seus produtos na produção de H2 são C(carbonos), fato que torna inviável do ponto de vista ecológico. Entretanto alguns pesquisadores americanos estudaram e descobriram uma forma de conseguir hidrogênio sem gasto energético e livre de poluentes, com aglomerados de alumínio que sequestram o hidrogênio em uma reação espontânea, não necessita do fornecimento de energia, tornando viável conseguir hidrogênio. O aglomerado de alumínio está sendo sendo estudado para ser possível reciclar e reutilizado , tornando a produção de hidrogênio economicamente viável.
energia-do-hidrogenio-simplificada



Fontes:
Brasil escola
Portal da energia
Ambiente Brasil
UC




Choppers e Bobbers

Choppers e Bobbers


Que apaixonado por motos nunca quis ter uma chopper ou bobber? Mas será que todos sabem a origem dessas motos fantásticas? Hoje no Blog iremos abordar um pouco da história dessas motos.




Na década de 30 que surgiram as primeiras motos customizadas. O cenário inspirava liberdade para todos, após a 2º grande guerra os soldados encontraram nas motos o estilo livre de ser. Para tornar as motos excedentes da guerra mais dinâmicas e leves eram feitos cortes e seus tamanhos diminuídos. As traduções para chopper e bobber é "cortar" e "deixar mais curto". Daí nasciam as motos que admiramos e desejamos. As bobber são legítimas americanas, enquanto as choppers não possuem nacionalidade certa, pois na Europa também se encontravam motos customizadas no estilo chopper.





A ideia por trás da chopper é deixar a moto apenas como básico , fator comum com as bobbers. Entretanto começaram a surgir cada vez mais motos com garfos alongados , sem freio dianteiro pelo tamanho do garfo, e abundância em detalhes cromados. 




A febre das motos com garfos alongados fez muitas mulheres viúvas, o desconhecimento da maleabilidade e resistência das soldas e do material ceifaram a vida de muitos aventureiros que faziam de forma irresponsável essas alterações nas motos.




A Harley Davidson tem modelos já modificados sendo fabricados, no Brasil temos poucas estradas boas para esse tipo de moto, a estabilidade é bem diferente das estradeiras como v-strom ,super teneré, Gs da BMW.  






Fonte: OLDDOGCYCLES