Grafeno- O futuro
Grafeno
A novidade na ciência é o grafeno, devido às suas características físicas. O material é "super" em todos seus aspectos ,dentre suas características estão: Supercondutividade, resistência, maleabilidade e ductibilidade.
O que é o grafeno?
O grafeno é um material composto por átomos de carbono que , por ser o mais fino material e o mais condutor , é considerado o futuro da tecnologia. Essa fina camada de grafite além da supercondutividade é um material muito resistente, comparado com sua espessura pode ser até 100 vezes mais forte que o aço.
História do grafeno
Todos já utilizaram lápis e conhecem o grafite, mas os cientistas até 2004 não haviam isolado o grafeno. Graças a dois pesquisadores da universidade de Manchester , os professores Andre Geim e Kostya Novoselov , o grafeno foi isolado , trabalho que deu o prêmio Nobel da física de 2010. Entretanto , o grafeno é conhecido desde 1947, mas , o nome "grafeno" foi concebido em 1987.
Sir Andre Geim |
Sir Kostya |
Fonte: Universidade de Manchester
Aplicações do grafeno
-Filtro de grafeno
Membranas de óxido de grafeno podem formar uma barreira perfeita quando tratamos de gases e líquidos. Podendo separar facilmente impurezas da água, até as sujeiras orgânicas misturadas na água , gases dissolvidos , até o gás hélio que é considerado o mais difícil de ser bloqueado. A aplicação solucionaria os problemas relacionados a água suja e poluída , tornando potável as águas filtradas na membrana de óxido de grafeno.
Fonte: Universidade de Manchester |
-Materiais compósitos
Misturar outros materiais ao grafeno seria uma solução para diversos problemas. A resistência , anti ferrugem. As indústrias já estão investindo muito nesse ramo da ciência para eliminar as barreiras impostas aos materiais e o avanço na área.
Fonte: Universidade de Manchester |
-Energia
O grafeno pode facilitar o uso de baterias, como o material é maleável , pode reduzir o peso e a forma como carregamos as baterias. O grafeno também é um super condutor, podendo fazer com que as baterias sejam carregadas em menos tempo e de outras formas, com o calor corporal , costuradas a roupas e tecidos, por exemplo.
fonte: Universidade de Manchester |
-Medicina
Como é um material com dimensões pequenas , pode ser ajustado na escala nano e ser utilizado para que as drogas benéficas ao corpo e necessárias sejam entregues nos locais exatos do corpo, sem efeitos colaterais dos medicamentos e erros. E também melhorar os equipamentos médicos.
Fonte: Universidade de Manchester |
-Sensores
O grafeno pode ser induzido localizar defeitos a níveis atômicos em diversos ramos , desde células do corpo humano com defeito até células vegetais que se alteram com mudanças atmosféricas e climáticas e estejam apodrecendo.
-eletrônica
Pode ser usado para fazer os circuítos dos computadores tornando o sistema mais veloz. Dispositivos flexíveis e com pesos mínimos e fios com condutividade mais que excelente.
-Instituto
O Grafeno tem um instituto que serve somente para pesquisa em áreas que são possíveis suas aplicações. Foram investidos 11 milhões em equipamentos no instituto , o local tem 7.000 m².
fonte: Universidade de Manchester |
Fonte: Universidade de Manchester
Logo o grafeno se tornará muito presente na sociedade , transformando para sempre o modo como interagimos com as tecnologias. Imagine um supercomputador , super veloz, baterias costuradas nas roupas e que se carreguem com o calor corporal. É um mundo de avanço e muito estudo , que não está tão longe.
0 comentários:
Postar um comentário