Sonda New Horizons


Sonda New Horizons

No dia 14 de julho de 2015 a sonda espacial New Horizons, lançada em 19 de janeiro de 2006, chegou ao planeta anão Plutão. Foram 9 anos e meio de viagem até os confins do sistema solar. Plutão é o planeta mais distante do sol, é frio e é considerado planeta anão pela ( IAU ) , união astronômica internacional.

Fonte : Nasa


        Plutão      

 

Durante décadas o sistema solar foi formado por nove planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. No entanto, em agosto de 2006, na cidade de Praga, capital da República Tcheca, foi realizada uma reunião da União Astronômica Internacional (IAU), que resultou no reconhecimento de apenas oito planetas, sendo que Plutão passou a ser classificado como um “planeta anão”. 
De acordo com a IAU, entidade responsável pela classificação dos corpos celestes, um planeta deve apresentar algumas características elementares, tais como girar em torno de uma estrela principal, ter massa suficiente para produzir força gravitacional para dar-lhe um formato esférico, além de eliminar de sua órbita outros corpos, ou seja, ser dominante em sua zona orbital.

Plutão, que era o nono planeta a partir do Sol (estrela principal do sistema solar), foi rebaixado para a categoria de “planeta anão”, integrando esse grupo juntamente com outros dois corpos celestes: Ceres e Eris. Essa decisão dos astrônomos foi motivada pelo fato da órbita de Plutão interferir na órbita de Netuno, além de apresentar forma, massa e tamanho bem diferentes dos outros planetas.
Plutão, que foi considerado um planeta do sistema solar desde 1930, não se enquadrou em algumas das exigências estabelecidas para que um corpo possa ser classificado como planeta. Sendo assim, em 2006, ocorreu o seu rebaixamento para planeta anão.

Fonte: brasil escola

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

O que é uma sonda?
  1. Sonda espacial é uma nave espacial não tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, asteroides ou cometas. Normalmente as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características físico-químicas, tirar fotografias e por vezes também o seu meio ambiente.

                              

Viagem a um planeta inexplorado e um novo reino
A missão New Horizons vai ajudar-nos a compreender mundos na borda de nosso sistema solar, fazendo o primeiro reconhecimento do planeta anão Plutão e por se aventurar mais profundo na distante, misterioso Cinturão de Kuiper - uma relíquia da formação do sistema solar.

A Jornada
New Horizons lançados em 19 de janeiro de 2006; ele balançou passando Júpiter para um impulso de gravidade e estudos científicos em fevereiro de 2007, e irá conduzir um estudo em sobrevôo de reconhecimento de cinco meses de duração de Plutão e suas luas no inverno de 2015. Plutão abordagem mais próxima está agendado para 14 de julho de 2015. Como parte de uma missão prolongada, a nave espacial está prevista para ir mais longe no Cinturão de Kuiper para examinar um ou dois dos antigos, gelado mini-mundos de , uma vasta região, pelo menos um bilhão de milhas além da órbita de Netuno.
O envio de uma nave espacial nessa longa jornada vai nos ajudar a responder perguntas básicas sobre as propriedades da superfície, a geologia, a maquiagem interior e atmosferas relativamente a esses organismos.

Nova Ciência
A Academia Nacional de Ciências classificou a exploração do Cinturão de Kuiper - incluindo Plutão - da mais alta prioridade para a exploração do sistema solar. Geralmente, a New Horizons visa compreender onde Plutão e suas luas "encaixam" com os outros objetos no sistema solar, tais como os planetas de interiores rochosos (Terra, Marte, Vênus e Mercúrio) e os gigantes de gás exterior (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).
Plutão e sua maior lua, Caronte, pertencem a uma terceira categoria conhecida como "anões de gelo." Eles têm superfícies sólidas, mas, ao contrário dos planetas terrestres, uma parcela significativa da sua massa é material gelado.
Usando imagens do Telescópio Espacial Hubble, os membros da equipe New Horizons descobriram quatro luas previamente desconhecida de Plutão: Nix, Hydra, Styx e Kerberos.
Uma olhada de perto nestes mundos de uma nave espacial promete contar uma história incrível sobre as origens e a periferia de nosso sistema solar. New Horizons também vai explorar - pela primeira vez - como planetas anões de gelo, como Plutão e corpos do Cinturão de Kuiper têm evoluído ao longo do tempo.


A necessidade de explorar
Os Estados Unidos tem sido a primeira nação a alcançar todos os planetas de Mercúrio a Netuno com uma sonda espacial. E a missão a que a sonda new horizons foi designada foi completada com sucesso. Plutão é bem menor que a terra , e tem luas. a seguir uma  imagem comparativa dos tamanhos dos astros.


Uma abordagem de equipe
A Universidade Johns Hopkins Laboratório de Física Aplicada (APL), em Laurel, Maryland, projetou, construiu e opera a nave New Horizons e gerencia a missão para a Ciência Missão Direcção da NASA. 
Alan Stern, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) em Boulder, Colorado é o investigador principal. SwRI é responsável pelas operações de carga útil científica, redução de dados e arquivamento, e participa da equipe de ciência. 
A equipe da missão também inclui Kinet X, Inc. (equipe de navegação), Ball Aerospace Corporation, a Boeing Company, a NASA Goddard Space Flight Center, NASA Jet Propulsion Laboratory, da Universidade de Stanford, Lockheed Martin Corporation, da Universidade do Colorado, o Departamento de Energia dos EUA e uma série de outras empresas, centros da Nasa e universidades parceiras.
Missão New Horizons da NASA é parte do Programa Novas Fronteiras gerido por Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville, Alabama.


Fonte : NASA

0 comentários:

Postar um comentário