Motor Rotativo Wankel

Motor Rotativo Wankel

Assim como o motor de ciclo Otto e ciclo Diesel , o motor rotativo Wankel leva o nome de seu criador, o engenheiro Felix Wankel. O motor Wankel foi concebido em 1924 e foi patenteado em 1933. Wankel pesquisou durante mais de duas décadas maneiras de melhorar o seu projeto , que era considerado revolucionário e com tecnologia promissora.


Os apaixonados em engenharia e curiosos já viram ou ouviram falar de motores rotativos , tomados como exemplo o Mazda-RX8.
Os motores desse tipo são pouco conhecidos no Brasil , devido ao baixo número de veículos com este tipo de propulsor.
Diferente dos motores alternativos , baseados no princípio de funcionamento "biela e manivela", o motor Wankel utiliza rotores ao invés de pistões. O motor Wankel se baseia em movimentos epicicloidais de um motor sobre um eixo. O rotor , em forma de triangulo com as faces abauladas, gira no interior de uma carcaça oca com forma ovalada. Ele não produz nenhum movimento alternativo , ou seja , inversão de sentidos. Por isso tem menos atrito , menos vibração e  acelerações mais rápidas. O conjunto inclui também um número bem reduzido de peças móveis. Estas vantagens tornam esse tipo de motor numa atraente solução para o meio automotivo. 
As maiores dificuldades em sua aplicação em larga escala são as vedações internas entre as câmaras, baixa durabilidade e o alto consumo de combustível.

Veja o Vídeo a seguir:



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O motor rotativo Renesis que equipa o Mazda-RX8 tem aspiração natural de 1308 cm³ e gera 238 cavalos de potência a 8500 rpm e 22 kgfm a 5000 rpm. Esses números são impossíveis para qualquer motor de aspiração convencional com a mesma capacidade volumétrica.

É um motor muito utilizado para arrancadas nos EUA e Austrália , esses motores conseguem obter um desempenho de velocidades acima de 300 km/h. Os preços variam de 4.000 a 6.000 dólares , para o setup do motor.



Fonte: www.fueltech.com.br


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